Loading...

COMPTA vence concurso mundial com inteligência artificial para detetar incêndios

É o primeiro serviço comercial de deteção de incêndios com base em inteligência artificial, é português e foi distinguido pela multinacional tecnológica IBM na competição mundial Watson Build. O Bee2FireDetection, da Compta, venceu o concurso global dedicado à utilização da Inteligência Artificial da IBM. A decisão foi anunciada depois de uma final em São Francisco, nos Estados Unidos da América, a 10 e 11 de fevereiro. A Compta, através da Compta Emerging Business, foi a única empresa portuguesa a participar e derrotou as 236 rivais europeias com as quais competia nessa primeira fase.

 

Para o presidente da Compta, Jorge Delgado, a vitória representa a capacidade de trabalho da empresa: “Não vencemos pela capacidade de investimento, que empresas noutros mercados têm noutra escala, foi pelo conhecimento, pela qualidade e pelo profissionalismo da equipa”. Em declarações ao Observador, reforçou a importância do prémio para o estabelecimento da empresa no palco internacional: "Questionamo-nos se aquilo que fazemos está ao nível do que se faz lá fora e, através dos critérios rigorosíssimos da IBM, mostrámos que podemos destacar-nos internacionalmente".

 

O Bee2FireDetection, distinguido pela IBM, é um serviço baseado num algoritmo desenvolvido pela Compta, que alia imagens aéreas de alta definição a dados metereológicos e de espectrometria para prever potenciais fogos, detetar focos de incêndio e sugerir estratégias de combate imediatas. O sistema tira partido da inteligência artificial da IBM para acelerar o processo. O sistema pode ser aplicado tanto a fogos florestais como a zonas industriais ou cidades.

 

Relembre-se que a delegação Norte da Compta está, desde 2018, instalada no TECMAIA depois de ter saído de Valongo. A tecnológica portuguesa é mesmo uma das mais antigas portuguesas de IT com especial foco em soluções de Cidades Inteligentes e IoT.