Loading...

Economia Circular em destaque no TECMAIA

O TECMAIA acolheu no passado dia 28 de Março uma das etapas do roadshow da Lipor sobre a importância da Economia Circular e o Metabolismo Industrial. Numa parceria com a Área Metropolitana do Porto e com o apoio da Câmara Municipal da Maia, a iniciativa juntou vários especialistas e participantes.

 

A economia circular consiste num modelo económico regenerativo e restaurador, em que os recursos (materiais, componentes, produtos, serviços) são geridos de modo a preservar o seu valor e utilidade pelo maior período de tempo possível. Desta forma, aumenta-se a produtividade dos recursos, preserva-se o capital natural bem como o capital financeiro das empresas e sociedade civil. A economia circular distingue-se como um modelo focado na manutenção do valor de produtos e materiais durante o maior período de tempo possível no ciclo económico. Estima-se que as medidas de prevenção dos resíduos, conceção ecológica, reutilização e outras ações “circulares” poderão gerar poupanças líquidas de cerca de 600 mil milhões de euros às empresas da UE (cerca de 8% do total do seu volume de negócios anual), criando 170.000 empregos diretos no sector da gestão de resíduos e, ao mesmo tempo, viabilizando uma redução de 2 a 4% das emissões totais anuais de gases de efeito de estufa.

 

Nesta sessão foi ainda apresentando o portal symbiOPOrto que permite a identificação e promoção de simbioses industriais (SI) na Área Metropolitana do Porto (AMP) que tem por objetivo concretizar a transação de resíduos entre as empresas desta área geográfica. Ao possibilitar a combinação de fluxos de resíduos industriais, a plataforma cria novas oportunidades de produto e de receitas, induzindo a transição para uma economia circular e o estabelecimento de simbioses industriais.