Loading...

Empreendedorismo e Inovação Social em análise no TECMAIA

Em parceria com a IRIS - Incubadora Regional de Inovação Social - o TECMAIA recebeu, no passado dia 22 de Novembro, o fórum "Negócios com Impacto Social". A iniciativa juntou durante a tarde inúmeros especialistas e casos práticos que permitiram abordar esta temática cada vez mais presente na sociedade.

 

Liliana Ribeiro, Diretora Executiva da IRIS, descortinou o projeto desta incubadora de inovação social com sede em Amarante enquanto que Helena Loureiro, da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, abordou os objetivos deste programa, o seu enquadramento e linhas de financiamento. Já os casos práticos ficaram a cargo de Maria Azevedo, da Teach For Portugal, de Márcia Batista, da CDI Portugal e de Isabel Marques, da Synopsys - empresa instalada no TECMAIA. No encerramento a audiência pode ainda ficar a par do contributo do grupo Auchan Portugal, representado por Anabela Silva, para um impacto social positivo através de projetos como a Fundação Jumbo Para a Juventude.

 

Associado a este fórum, o TECMAIA acolheu ainda um espaço de exposição de soluções e serviços com impacto social inquestionável com os exemplos da Noocity, dos gelados Zé Picolé, da Criovida, da Fair Meals e da CTILG.

 

A inovação social consiste no desenvolvimento de soluções inovadoras, com impacto social positivo, para problemas negligenciados e importantes da sociedade. Ela pode surgir nos vários contextos – empresas, sector público, ou economia social – e visar soluções criativas para várias áreas, como a social, ambiental, saúde ou educação.