Loading...

"Gerir Millennials é um desafio diário"

O TECMAIA continua a sua agenda como polo dinamizador de conteúdos que desafiam as empresas na sua gestão diária. Desta feita, e em parceria com a OGY - Formação e Desenvolvimento em Recursos Humanos, o parque acolheu duas dezenas de profissionais para um pequeno-almoço que permitiu abordar a gestão de pessoas da Geração Y, ou vulgarmente categorizadas por "Millennials". Cerca de 60% da comunidade do TECMAIA está dentro dos limites de idade classificados para a Geração Y e, também por isto, o tema revelou-se de grande pertinência para as empresas instaladas no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.

 

Os "Millennials" são, segundo o PEW Research Center, todos aqueles que nasceram entre 1981 e 1996 e, por isso, têm hoje entre 23 e 38 anos de idade. Outro estudo da Manpower indica que é uma geração que trabalha muito mais do que as 40 horas semanais enquanto a Deloitte caracteriza-a como ambiciosa nos objectivos profissionais, sedenta por conhecer o mundo, pouco interessada na compra de casa própria ou em constituir família. Os "Millennials" são ainda uma geração com elevada mobilidade profissional porque procuram constantemente um melhor salário e organizações que possibilitem progressões na carreira.

 

Aos participantes, tendencialmente profissionais de Gestão de Pessoas e líderes de equipa, foram colocados vários desafios sobre mitos e expectativas desta Geração Y o que permitiu, com recurso à partilha de experiências concretas, rebater alguns pontos dos estudos mencionados. Em suma, foi opinião unânime que os "Millennials" privilegiam profissionalmente organizações que permitam flexibilidade, eficaz comunicação interna, bom ambiente entre colegas e um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.