Loading...

Simpósio da FEUP no TECMAIA aproximou academia das empresas

O IEMS19, que este ano decorreu no TECMAIA, foi o décimo simpósio organizado pelo Departamento de Engenharia e Gestão Industrial (DEGI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)O IEMS foi criado em 2010 pelo DEGI com o principal objetivo de ser uma plataforma importante para doutorandos e jovens investigadores apresentarem as suas propostas de investigação, partilharem os seus trabalhos em desenvolvimento, discutir ideias e reunir feedback de docentes e outros investigadores. O IEMS incentiva ainda docentes e investigadores a partilhar o seu conhecimento e os seus projetos atuais com as diversas empresas que em cada ano são convidadas a participar no IEMS, bem como a apontar possíveis áreas de cooperação futura.

 

Como referido, neste evento são apresentados trabalhos dos alunos de doutoramento do DEGI, podendo ser apresentações completas ou apresentações curtas do pitch para que seja depois eleito o melhor. Este ano foi selecionado o pitch do Xavier Andrade com o título "Product line selection in the fast moving consumer goods industry".

 

No IEMS19 foram ainda realizadas sessões de End-to-End onde se apresentaram trabalhos realizados entre a academia e as empresas. Este ano as referências empresariais recaíram na Guerin e na EDP Produção.

 

Como iniciativa heterogénea, o IEMS19 teve também sessões especiais dedicadas a tópicos específicos. Uma foi sobre o sector agro-alimentar, sendo apresentado, em conjunto pela FEUP e pelo IST, o projeto mobilizador MobFood, do qual a PortugalFoods, entidade sediada no TECMAIA, faz parte. 

 

O IEMS19 encerrou com uma apresentação da revolucionária tecnologia Blockchain e, como momento de maior simbolismo, com a cerimónia de tomada de posse do novo diretor do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, o Prof. José Fernando Oliveira, tendo estado presente na cerimónia o diretor da FEUP.

 

O livro de abstracts, que compila resumos de todos os trabalhos apresentados no IEMS19, pode ser consultado neste link.