Loading...

TECMAIA debateu o reforço da transferência de tecnologia

O TECMAIA - Parque de Ciência e Tecnologia foi convidado e participou na sessão de discussão sobre o reforço das actividades de transferência de tecnologia entre as universidades e as empresas. Tendo como palco a Universidade de Aveiro, esta iniciativa foi mais um passo do programa INTERFACE promovido pelo Ministério da Economia do Governo de Portugal.

Como reforçar as relações entre o conhecimento gerado no SCTN e a experiência acumulada no tecido empresarial?; Propriedade industrial: setores tradicionais versus setores emergentes; Registei o conhecimento produzido no âmbito das minhas atividades de I&D e inovação: como transferi-lo para o tecido produtivo e valorizá-lo economicamente? Estes foram os temas em discussão e que resultaram num conjunto alargado de recomendações apresentado a toda a assistência.

 

Das principais conclusões sublinhe-se que as empresas precisam cada vez mais de tecnologia e de quem dinamiza a sua transferência pelo que o meio académico também deve ser cada vez mais activo neste processo. Há, notoriamente, ainda uma margem grande para progresso entre as empresas e o ensino superior não obstante termos já grandes exemplos práticos de instituições universitárias que fazem uma ligação perfeita ao mercado empresarial.

 

Saiba mais sobre o programa INTERFACE em www.programainterface.pt/pt