Loading...

CAPAZ #10 - MindProber e a medição do comportamento do consumidor

Que aplicabilidade deriva do curioso casamento entre a neurociência cognitiva e o marketing? Qual o potencial e os desafios da implementação de uma ciência, cujos dados são por natureza altamente de difícil interpretação, no mercado? Pedro Almeida, fundador e CEO da MindProber - empresa sediada no TECMAIA - foi o nosso entrevistado para abordar esta fascinante temática. Licenciado em Psicologia e doutorado em Filosofia pela Universidade do Porto, onde é Professor de Criminologia na Faculdade de Direito desde 2011, é também investigador há mais de 15 anos na área da neuropsicologia, com especial foco em Criminologia Biosocial. Durante a nossa conversa abordamos questões como:

 

  • O objectivo conceptual da psicofisiologia, os resultados concretos e também a desconstrução do mito por detrás da chamada Neurociência do Marketing;
  • A arquitectura da plataforma criada pela MindProber, desde a sensorização através da condutância elétrica da pele, passando pela app desenvolvida para agregar uma comunidade de painelistas, até à medição, análise e utilização dos dados recolhidos em massa;
  • A complexidade por detrás do processo de tomada de decisão do consumidor e as considerações éticas na aplicação da neurociência na esfera da comunicação e propaganda políticas;
  • A internacionalização da MindProber, os efeitos do Brexit e da pandemia de Covid-19 nesse processo;
  • Exemplos práticos da utilização da tecnologia da MindProber no mercado e a transição da medição de dados para a activação de marcas e produtos nas redes sociais através de machine learning;

 

O que é a Neurociência do Marketing?

Segundo o blog Rock Content, a neurociência aplicada ao Marketing permite que profissionais e empresas compreendam em profundidade o comportamento do consumidor diante de marcas, campanhas, anúncios e produtos. Diferentemente dos estudos de mercado tradicionais baseados em depoimentos e análises de massas, o neuromarketing é focado na experiência cognitiva individual.

 

Poderá ouvir esta WebTalk em Spotify (link de acesso) ou em Anchor FM (link de acesso).