Loading...

CAPAZ #13 - Future Compta e a tecnologia como aliada de um futuro sustentável

A revolução digital evidenciada pela ubiquidade da Ciência da Computação Digital em todos os setores da economia propiciou uma realidade global em que as infraestruturas e os recursos são, cada vez mais, geridos através de sofisticados sistemas informáticos. Como estão as sociedades e os mercados a conduzir esta modernização propulsionada a zeros e uns? Algoritmos, bases de dados, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), sensorização e blockchain são ferramentas que fazem parte da miríade de tecnologias aplicadas pela Future Compta, empresa que tem desenvolvido um trabalho excepcional, distinguido com diversos prémios internacionais como é exemplo o Prémio Watson, da IBM. 

Luís Curvelo, Diretor de Marketing e Comunicação da Future Compta, foi o convidado do TECMAIA para esta conversa que traz a lume:

 

  • A fundação e trajetória da empresa ao longo de meio século;
  • O conceito de Smart Cities e como a Future Compta participa nesses projetos com os produtos digitais de gestão de recursos e eficiência energética customizados;
  • A Cibersegurança, análise de pontos de risco e boas práticas;
  • A atração e retenção de talento na empresas tecnológicas na era do nómada digital;
  • Casos concretos de aplicação de inteligência artificial e de blockchain nos produtos digitais da Future Compta;


Smart Cities e a "Internet das Coisas" (IoT). O que são e como se interligam?

Segundo o site da Info Wester, as Cidades inteligentes (smart cities) são aquelas que utilizam uma série de recursos estratégicos, financeiros, materiais e tecnológicos para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, estimular a economia local e elevar indicadores de desenvolvimento. Já a "Internet das Coisas" - tradução direta de “internet of things'' - pode contribuir enormemente com cidades inteligentes por oferecer recursos que possibilitam automatização de tarefas e intercomunicação entre vários sistemas para fins de otimização de rotinas.

 

Poderá ouvir esta WebTalk em Spotify (link de acesso) ou em Anchor FM (link de acesso).