Loading...

Conheça os vencedores do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021

Baguitas – uma bolacha crocante com farinha de bagaço de uva, mel nacional e frutos secos, rica em fibra – é o vencedor nacional da quinta edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal. Esta é a equipa que representará Portugal na competição europeia ECOTROPHELIA 2021, que terá lugar no dia 11 de outubro, em Colónia na Alemanha. O Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, promovido pela PortugalFoods, pretende identificar e distinguir projetos criados por jovens universitários que tenham a capacidade de tornar o setor agroalimentar mais inovador, sustentável e competitivo.

 

Baguitas (bolacha crocante com farinha de bagaço de uva, mel nacional e frutos secos, rica em fibra), foi o grande vencedor da edição de 2021, seguido por Molitaste (snack saudável, saboroso e sustentável, com farinhas de inseto e de trigo sarraceno) e MochiPortugal (massa de arroz glutinoso com recheio de gelado de castanha salgada e núcleo de geleia de marmelo) que venceram respetivamente os 2º e 3º lugares desta competição. Os vencedores do primeiro lugar do Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021 conquistaram também a distinção “Born From Knowledge”, atribuída pela ANI – Agência Nacional de Inovação.

 

Para Deolinda Silva, diretora-executiva da PortugalFoods, “esta iniciativa deve ser acarinhada na medida em que reflete o ecossistema de inovação agroalimentar em Portugal, desde os estudantes, os seus mentores, cientistas e investigadores, até à indústria e às empresas. O caminho dos novos produtos, até chegarem ao mercado, é exigente e requer empenho, dedicação e trabalho, uma vez que o que se pretende com esta iniciativa é valorizar economicamente o conhecimento. Acreditamos que este caminho permitirá que alguns dos produtos desenvolvidos no âmbito do ECOTROPHELIA Portugal possam chegar ao mercado”. Recorde-se que o TECMAIA apoia institucionalmente esta iniciativa desde a edição de 2019.