Loading...

Mais de um quarto das empresas com estatuto Inovadora COTEC tem sede na Maia

A edição de Setembro de 2021 da Revista Exame faz eco, com uma reportagem alargada, das 500 empresas que conseguiram a distinção de "Inovadora COTEC". Segundo a publicação, a COTEC lançou a iniciativa no presente ano e recebeu mais de mil candidaturas para um estatuto que "permitirá benefícios no financiamento e ajudará as empresas a verem os seus ativos intangíveis reconhecidos". De facto, a COTEC esclarece que os objetivos passam por "distinguir Empresas nacionais com um elevado desempenho de Inovação, por promover o reconhecimento público de empresas que, pelo seu desempenho de Inovação, constituam exemplos de criação de valor para o País, por criar uma Rede de Parceiros que valorizem esta distinção, potenciando benefícios para as empresas inovadoras e, por último, garantir melhores condições de financiamento para as Empresas Inovadoras."

 

Mais de um quarto das empresas com este novo estatuto tem sede na Maia, Lisboa, Porto, Matosinhos ou Oeiras

Numa síntese dos resultados, a Revista Exame refere que as 574 empresas com o estatuto Inovadora COTEC são maioritariamente das Indústrias Transformadoras - seguidas pelas de Atividades de Informação e Comunicação -, investiram 335 milhões de euros em Inovação e Desenvolvimento, empregam mais de 70 mil pessoas e exportam, no global, mais de 3 mil milhões de euros. Destas empresas, perto de trinta têm sede no município da Maia e seis estão instaladas, total ou parcialmente, no TECMAIA. São elas:

 

Saiba mais sobre a COTEC Portugal

Pode ler-se no site oficial que a Associação Empresarial para a Inovação, conhecida por COTEC Portugal, "é a principal associação empresarial portuguesa para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial. O universo da COTEC Portugal engloba empresas multinacionais, grandes grupos nacionais e PME’s, em vários sectores de actividade, representando, em termos agregados, mais de 16% do PIB em valor acrescentado bruto e 8% do emprego privado. As atividades principais da COTEC Portugal incluem a antecipação e reflexão sobre temas chave da inovação com impacto na competitividade das empresas, a activação de plataformas e redes colaborativas e a contribuição para a melhoria de políticas públicas em matérias de inovação."