Loading...

Webtalk "Descodificar Marte"

O que pretendemos ao alcançar Marte? E qual é o impacto do desenvolvimento tecnológico desta exploração na sociedade, no nosso dia-a-dia? Estas foram algumas das questões que o TECMAIA procurou simplificar na Webtalk "Descodificar Marte" com a participação especial de Joana Neto-Lima, Cientista e Investigadora, e de Pedro Machado, Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

 

A conversa, que está já disponível em formato podcast, realçou que:

  • A Ciência já provou que Marte tem, no subsolo, uma grande quantidade de água que poderá ter as características necessárias à formação de vida;
  • Em contraponto com os objetivos políticos das primeiras missões espaciais, hoje a importância recai no desenvolvimento e avanço tecnológico;
  • A exploração espacial permitiu desenvolver muita tecnologia que acabou por ser incorporada e optimizada para a vida comum na sociedade - casos como o ar condicionado ou o GPS em veículos e smartphones.

 

O que podemos esperar no futuro em relação a Marte?

Não é segredo que a exploração de Marte ganhou novo fôlego com a entrada de investimento privado, especialmente da Space X. Elon Musk, o CEO e Engenheiro chefe da empresa, já apontou 2026 para a chegada dos primeiros humanos ao planeta, mas, segundo a CNN, ainda resistem demasiadas questões sobre os perigos e a rentabilidade financeira desta operação.

 

Poderá ouvir a WebTalk em Spotify (link de acesso) ou em Anchor FM (link de acesso).