Loading...

CAPAZ #18 - Wipro e a tecnologia avançada no Retalho

As tecnologias de informação e a integração destes sistemas nas empresas desempenham um papel fundamental na capacitação dos negócios por forma a garantir a desejada competitividade nos mercados atuais. A WIPRO Portugal, líder de mercado no fornecimento de serviços profissionais para a  implementação de soluções integradas em retalho, como por exemplo a reconciliação de existências (stock), pertence ao grupo indiano Wipro Technologies, o qual, por sua vez, é o maior fornecedor privado de serviços de investigação e desenvolvimento a nível mundial, utilizando o poder das tecnologias emergentes nas áreas da computação cognitiva, robótica, hiper-automação e análise de dados.

Neste episódio, o primeiro gravado em formato presencial - expressando uma clara vontade de regresso a um “novo normal” - fomos diretamente à sede da Wipro Portugal, a qual se situa no Parque Tecnológico do TECMAIA desde 2006, ao encontro de Manuel Gaspar. Engenheiro, formado pela Universidade do Minho em Tecnologias de Informação, é actualmente Oracle Retail Delivery Head e Director Principal da Wipro Portugal, onde chefia mais de 350 colaboradores. Ao longo da nossa conversa revelamos o trajecto do grupo empresarial, desde a sua curiosa génese na área da produção de óleo de girassol, até se afirmar como o incontornável gigante tecnológico que hoje conhecemos. Entre outras questões de interesse, abordámos matérias como:

 

  • Perfis de trabalhadores em demanda e posições em aberto na empresa;
  • A importância da mobilidade e da multiculturalidade dentro da empresa;
  • A atratividade de Portugal no mercado de trabalho das tecnológicas;
  • O impacto da pandemia nas novas gerações de profissionais do sector;
  • Os desafios tecnológicos para o futuro, nomeadamente a eficiência energética com objectivo de atingir a neutralidade carbónica;

 

O que é reconciliação de existências/stock?

Segundo o site da Netinbag, a reconciliação de stock é um processo em que uma empresa equilibra seu estoque físico com os valores nos seus livros de contabilidade (...) O objetivo por trás do processo de reconciliação de inventário é duplo. Primeiro, uma empresa relata números mais precisos nas suas demonstrações financeiras, tanto na demonstração de resultados quanto no balanço patrimonial. Declarações e relatórios contabilísticos adequados refletem o verdadeiro valor da empresa, permitindo que investidores e todas as partes interessadas façam melhores julgamentos. Segundo, um saldo preciso do stock pode impedir o pagamento de impostos em excesso. As agências governamentais podem cobrar impostos sobre stocks não vendidos no final de cada ano, pelo que excesso de stock no final do ano aumenta esses impostos (...) Roubo, deterioração e stock danificado podem aumentar significativamente o custo de uma empresa fazer negócios.

 

Poderá ouvir esta WebTalk em Spotify (link de acesso) ou em Anchor FM (link de acesso).