Loading...

COTEC distingue 7 empresas instaladas no TECMAIA

Já saíram os resultados da "Inovadora COTEC 2022". Segundo a associação, o estatuto "Inovadora COTEC" é atribuído anualmente em reconhecimento às empresas que aliam elevados padrões de estabilidade financeira, eficiência operacional com potencial de inovação tecnológica de modo a gerar crescimento robusto, rentável e recorrente. O elevado dinamismo económico das INOVADORAS traduz-se por crescimento do negócio em média 20%, realizado através da internacionalização e exportações, que representam em média 41% do volume de negócios.

 

Das 22 empresas distinguidas no concelho da Maia, 7 estão instaladas no TECMAIA

Numa síntese dos resultados, as 653 empresas com o estatuto Inovadora COTEC são maioritariamente das Indústrias Transformadoras - seguidas pelas de Atividades de Informação e Comunicação -, investiram 626 milhões de euros em Inovação e Desenvolvimento, empregam mais de 80 mil pessoas e exportam, no global, mais de 4 mil milhões de euros. Mais de um quarto destas empresas tem sede em Lisboa, Porto, Vila Nova de Famalicão, Maia ou Oeiras. Na Maia, mais concretamente, são 22 empresas distinguidas e sete destas estão instaladas, total ou parcialmente, no TECMAIA. São elas:

 

Saiba mais sobre a COTEC Portugal

Pode ler-se no site oficial que a Associação Empresarial para a Inovação, conhecida por COTEC Portugal, "é a principal associação empresarial portuguesa para a promoção da inovação e cooperação tecnológica empresarial. O universo da COTEC Portugal engloba empresas multinacionais, grandes grupos nacionais e PME’s, em vários sectores de actividade, representando, em termos agregados, mais de 16% do PIB em valor acrescentado bruto e 8% do emprego privado. As atividades principais da COTEC Portugal incluem a antecipação e reflexão sobre temas chave da inovação com impacto na competitividade das empresas, a activação de plataformas e redes colaborativas e a contribuição para a melhoria de políticas públicas em matérias de inovação."