Loading...

TECMAIA recebe duas novas exposições

Fruto da parceria com o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, o TECMAIA recebe duas novas exposições - "A Arquitetura e a Cidade" e "A Maia e a sua Gente".

 

Sobre a "Arquitetura e a Cidade" temos 17 projetos que marcaram a construção da Maia. Uma leitura da construção do centro da cidade da Maia a partir das arquiteturas e do discurso dos seus arquitetos. No contexto da recente celebração dos 500 anos do Foral da Maia, o Mês da Arquitetura da Maia 2021 propõe uma narrativa, entre muitas possíveis, da construção da cidade da Maia e do seu centro. Trata-se de uma visão configurada através de um conjunto de obras de arquitetura que, em si próprias, e através das relações que estabelecem com a cidade, são capazes de explicar ou, pelo menos, testemunhar, alguns dos principais processos da transformação urbana ocorrida, em particular, nos últimos sessenta anos. Privilegia-se a diversidade de formas arquitetónicas e de programas, de escalas e de sistemas construtivos, mostrando a complexidade da disciplina da arquitetura e da sua prática.

 

Quanto à "A Maia e a sua Gente", costuma-se dizer que o maior património de uma terra é o seu povo. A Maia não é exceção. Aqui faremos uma incursão pela "nação" da Maia, numa viagem pelo séc. XX maiato. Reviva através de imagens, as pessoas, os momentos marcantes, as efemérides, as conquistas de gente que marcou a nossa terra.

 

As duas exposições estão patentes no Edifício TECMAIA, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 19h00. A data limite para visitas é 20 de Junho.